Pandemia: O que você aprendeu?

Pandemia: O que você aprendeu?

    São muitas lições que podemos (ou ao menos deveríamos) tirar dessa pandemia. Aqui vão algumas das lições que acredito serem mais importantes para seu negócio:

    Fundo de reserva

    Uma das mais relevantes é que todos, sem exceção, precisam compor um fundo de reserva de emergência.

    Com as medidas de distanciamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos se viram com carga horária de trabalho, atendimento e – consequentemente- rendimentos reduzidos.

    O Fundo de Reserva é essencial para manter a saúde de qualquer negócio. Para quem não é familiarizado com o termo, explico: é aquele montante que deve ser deixado aplicado e só utilizado somente em situações emergenciais, como, por exemplo, em alguma crise inesperada.

    A organização financeira é imprescindível para criação e implementação de estratégias para desenvolvimento e melhoramento de qualquer negócio. Se você ainda não tem, o melhor momento para começar é agora.

    Alinhamento de custos

    A crise gerada pela pandemia pegou muitas pessoas (e negócios) desprevenidos e fez com que muito fosse aprendido na marra.

    À essa altura, espero que todos estejam cientes da extrema importância do fundo de reserva. Para além dele (e conseguir montá-lo), talvez seja necessário o alinhamento de custos, como:

    • O estoque no consultório odontológico precisa ser planejado para não ser uma despesa constante e instável. Utilize métodos de controle e organização de estoque, sempre pensando naquele que funciona melhor para a sua realidade.
    • Preste bastante atenção à precificação, condições de pagamento, qualidade do produto, referências de outros profissionais, capacidade de fornecimento e % da Inadimplência. E evite atrasar pagamentos, pois a relação entre você e o fornecedor precisa de confiança vinda dos dois lados.
    • Negocie com fornecedores: valores, prazos e descontos.

    Uma boa análise financeira permite você avaliar o faturamento e as despesas da sua clínica e prevê-los para os próximos meses.

    Equipe treinada

    O treinamento da equipe é essencial para a evolução do time como um todo, em termos de habilidade, conhecimento e comunicação. Eu venho batendo nessa tecla há muitos anos e, com a crise vinda com a pandemia, é um processo que fez falta em muitos negócios.

    Os treinamentos preparam os colaboradores para as habilidades necessárias na empresa, seja quando chegam ou mesmo para aperfeiçoamento durante o tempo, para refino de habilidades já existentes e aquisição de novos conhecimentos.

    Prepara para a atuação em momentos de incerteza, proporcionando muito mais segurança aos clientes, aos colaboradores e à saúde do negócio.

    Embora o processo seja de extrema importância, ainda é deixado de lado por muitas empresas, que perdem em táticas mais eficazes e fundamentais para o aumento de produtividade, engajamento e eficiência.

    Segurança do cliente

    Desde março de 2020, a pandemia trouxe mudanças em todas as esferas e, após tanto tempo lidando com seus impactos, muitas condutas – por vezes ignoradas – passaram a ser levadas a sério.

    Ainda que a biossegurança seja exigida na área de saúde há muito tempo, houve mudanças de paradigmas quanto à higienização e desinfecção de ambientes que às vezes não eram observados antes.

    Nesse “novo” normal, já nem tão novo mais, é imprescindível que todo o cuidado não só seja regra, como seja percebido pelo cliente.

    O seu cliente tem segurança quanto aos protocolos sanitários seguidos pelo seu negócio?

    Quer entender mais as vantagens de ter um consultoria para sua clínica ou consultório? Entre em contato comigo e podemos conversar melhor.