Vou direto ao ponto: não tem como gerenciar a sua clínica sem ter o controle dos números.
Quanto entra por mês? Tem reserva? As contas estão batendo?
Não tem como você aumentar seu lucro e manter um negócio funcionado baseado em achismos.
Utilizar indicadores no seu consultório te dará uma visão clara do que está acontecendo, assim como os pontos que precisam ser trabalhados.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho fazem parte da estratégia do negócio, mostrando os aspectos positivos e negativos.
Com a utilização desses indicadores, é possível identificar os pontos fracos de uma determinada estratégia e buscar ideias, alternativas e maneiras de resolver os problemas que fazem com que os serviços sejam direta ou indiretamente prejudicados.
Investir em boas métricas é essencial para que lidar com a vida dos pacientes seja uma tarefa cada vez eficaz. Não se esqueça de que sua clínica é uma empresa e para que tudo ocorra dentro do esperado é fundamental ter uma boa gestão estratégica em que seja possível reconhecer aquilo que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Quais são os principais indicadores?
Quando se fala em indicadores de desempenho de clínicas odontológicas, nos voltamos para KPIs (Key Performance Indicators), que são os indicadores que podem auxiliar na gestão de uma clínica odontológica.
De forma geral, estes indicadores são informações que permitem uma gestão sem erros e bons resultados. Os principais utilizados para a gestão de clínicas odontológicas são:
- Ticket Médio
- Novos pacientes
- Retenção de pacientes e desistências
- Taxa de inadimplência
- Taxa de conversão de vendas
- Taxa de ocupação
Você tem avaliado seus indicadores?