Você se considera uma pessoa que tem empatia no ambiente de trabalho?
Tem disposição para ouvir um desabafo do colega ou prefere restringir as conversas estritamente aos assuntos do trabalho?
A definição de empatia vai muito além de apenas escutar a outra pessoa, é também realmente se colocar no lugar dela, e isso tem muito a ver com inteligência emocional, gerenciamento de equipes, motivação, produtividade e retenção dos funcionários.
Muitas coisas envolvidas, não?
E se a empatia no ambiente de trabalho é algo desejável, a falta dela pode ter grande impacto negativo em todo o seu negócio
A empatia no ambiente de trabalho é uma habilidade essencial para o convívio com os colegas e para o cumprimento adequado das demandas e tarefas de trabalho.
O chefe e os colegas, ao compreender a situação do outro, podem mostrar solidariedade e oferecer apoio. Em termos de lideranças, por exemplo, o chefe pode alterar a carga horária e demandas na medida do possível.
E não é tarefa simples, eu sei.
Afinal, é no ambiente de trabalho que lidamos com demandas, pressões e prazos, o que afeta diretamente a capacidade de exercermos a empatia. Mas, assim como outras habilidades, isso pode ser treinado!
Praticar a empatia no ambiente de trabalho, traz vários benefícios, sendo uma habilidade essencial para que os colaboradores entendam as necessidades da empresa e dos clientes e se adequem à cultura do negócio.
Algumas outras vantagens, são:
- potencializa o trabalho em equipe, pois gera entendimento entre os colaboradores;
- melhora a produtividade, com pessoas atuando de forma mais unida nos mesmos objetivos;
- aumenta a satisfação dos clientes, com a natural transmissão do clima empático;
- reduz estresse e conflitos, ao diminuir as tensões, discussões e intolerâncias.
Agora que você já sabe o que é a empatia e conhece a sua importância no ambiente de trabalho, deve estar se perguntando como é possível exercê-la em seu dia a dia, não é mesmo?
Profissionais que atuam com a gestão de pessoas devem estar preparados para estimular o comportamento empático em seus liderados, e, para isso, algumas características podem ser desenvolvidas, e destaco duas, como:
- Escuta ativa: ferramenta comportamental que torna os diálogos muito mais eficientes, já que o lado ouvinte da conversa demonstra real interesse no assunto, ouvindo ativamente todas as informações ditas pelo interlocutor;
- Inteligência emocional: ter empatia no trabalho requer dos profissionais um bom controle emocional, para lidar com as adversidades e opiniões variadas, que podem nem sempre ser coerentes, ou que condizem com o esperado.
Você, como gestor, pode começar propondo conversas sobre o tema e levando o assunto para o dia a dia, que tal?
Quer entender mais as vantagens de ter uma consultoria para sua clínica ou consultório? Entre em contato comigo e podemos conversar melhor.