Empatia no ambiente de trabalho

Empatia no ambiente de trabalho

    Você se considera uma pessoa que tem empatia no ambiente de trabalho?

    Tem disposição para ouvir um desabafo do colega ou prefere restringir as conversas estritamente aos assuntos do trabalho?

    A definição de empatia vai muito além de apenas escutar a outra pessoa, é também realmente se colocar no lugar dela, e isso tem muito a ver com inteligência emocional, gerenciamento de equipes, motivação, produtividade e retenção dos funcionários.

    Muitas coisas envolvidas, não?

    E se a empatia no ambiente de trabalho é algo desejável, a falta dela pode ter grande impacto negativo em todo o seu negócio

    A empatia no ambiente de trabalho é uma habilidade essencial para o convívio com os colegas e para o cumprimento adequado das demandas e tarefas de trabalho.

    O chefe e os colegas, ao compreender a situação do outro, podem mostrar solidariedade e oferecer apoio. Em termos de lideranças, por exemplo, o chefe pode alterar a carga horária e demandas na medida do possível.

    E não é tarefa simples, eu sei.

    Afinal, é no ambiente de trabalho que lidamos com demandas, pressões e prazos, o que afeta diretamente a capacidade de exercermos a empatia. Mas, assim como outras habilidades, isso pode ser treinado!

    Praticar a empatia no ambiente de trabalho, traz vários benefícios, sendo uma habilidade essencial para que os colaboradores entendam as necessidades da empresa e dos clientes e se adequem à cultura do negócio.

    Algumas outras vantagens, são:

    • potencializa o trabalho em equipe, pois gera entendimento entre os colaboradores;
    • melhora a produtividade, com pessoas atuando de forma mais unida nos mesmos objetivos;
    • aumenta a satisfação dos clientes, com a natural transmissão do clima empático;
    • reduz estresse e conflitos, ao diminuir as tensões, discussões e intolerâncias.

    Agora que você já sabe o que é a empatia e conhece a sua importância no ambiente de trabalho, deve estar se perguntando como é possível exercê-la em seu dia a dia, não é mesmo?

    Profissionais que atuam com a gestão de pessoas devem estar preparados para estimular o comportamento empático em seus liderados, e, para isso, algumas características podem ser desenvolvidas, e destaco duas, como:

    • Escuta ativa: ferramenta comportamental que torna os diálogos muito mais eficientes, já que o lado ouvinte da conversa demonstra real interesse no assunto, ouvindo ativamente todas as informações ditas pelo interlocutor;
    • Inteligência emocional: ter empatia no trabalho requer dos profissionais um bom controle emocional, para lidar com as adversidades e opiniões variadas, que podem nem sempre ser coerentes, ou que condizem com o esperado.

    Você, como gestor, pode começar propondo conversas sobre o tema e levando o assunto para o dia a dia, que tal?

    Quer entender mais as vantagens de ter uma consultoria para sua clínica ou consultório? Entre em contato comigo e podemos conversar melhor.