O Whatsapp veio para facilitar a vida das pessoas e não conseguimos mais imaginar a nossa vida sem a ferramenta.
Um comunicador capaz de conectar as pessoas em tempo real, com várias possibilidades de envio de textos, vídeos, áudios, imagens. É para usar e abusar, né?
Na verdade não!
Devemos utilizar a ferramenta como facilitador das conversas e trabalho do dia a dia, mas precisamos ficar atentos às etiquetas todos respeitam no mundo offline, e um dos maiores problemas nesse caso é o envio de áudios.
Quem não quer enviar um áudio para resolver rapidinho um conteúdo que levaria um tempo maior para ser escrito em texto? O que falta é bom senso.
Áudios trazem problemas para algumas pessoas:
- Ele não fornece uma prévia do conteúdo;
- Ele não é indexável (você não consegue encontrar algo na busca);
- Ele interrompe qualquer ação que a outra pessoa esteja fazendo, para poder ouvir;
- As mensagens costumam ser mais longas e menos objetivas do que seriam em forma de texto;
- É mais rápido para quem envia, mas e quem recebe?
- É, em muitos casos, deselegante. Já reparou que muitas pessoas ouvem no viva-voz e a mensagem é escutada por todos em volta?
Este não é um manifesto contra o uso de mensagens de áudio, eu também faço uso quando necessário e entendo que a comunicação é viva. A minha proposta é uma reflexão quanto a forma como temos feito, com dois pontos principais:
- Avise à pessoa que você precisará enviar um áudio e já adiante sobre o que será o assunto;
- Pense antes de gravar e seja objetivo, ao invés de pensar enquanto grava.
Quer entender mais as vantagens de ter um consultoria para sua clínica ou consultório? Entre em contato comigo e podemos conversar melhor.