Gestão de pessoas: conceito, pilares, práticas e estratégias

Gestão de pessoas: conceito, pilares, práticas e estratégias

    Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).  

    Daí a importância em ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH: ações que engajem e estimulem o progresso delas e que, com isso, o retorno seja redobrado em afinco e disposição para alcançar resultados melhores.

    Inclusive, vale destacar que a gestão de pessoal é um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros.

    Uma pesquisa da Endeavor, feita com mais de 1000 profissionais, aponta a gestão de pessoas como a principal dificuldade. Principalmente, na formação de lideranças para a empresa.

    E sem bons líderes a empresa não vai pra frente. Então, como a gestão de pessoas pode ser aplicada e desenvolvida na empresa?

    Neste artigo vamos abordar tudo sobre gestão de pessoas e destacar as 11 melhores práticas de gestão de pessoas. Boa leitura!

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    O que é gestão de pessoas?

    A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores.

    Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da sua empresa.

    Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente.

    Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.

    A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade — o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.

    Como surgiu a gestão de pessoas?

    Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade.

    Os funcionários eram vistos apenas como um ativo contábil da empresa. 

    Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras. Futuramente conhecido como gerente de RH.

    A longo dos anos o RH foi evoluindo, mas foi a partir da década de 70 que o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado.

    Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.

    Este seria o início da gestão de pessoas.